Logo
Blog

Como Calcular A Margem De Lucro Da Sua Prestadora De Serviços?

O setor de prestação de serviços, sem dúvidas, é o que mais cresce no país, haja vista a necessidade das pessoas por demandas cada vez mais específicas e, principalmente, pelo dia a dia atribulado, onde a presença de um profissional capacitado se faz necessária para a execução desses serviços de forma impecável.

Outro indicativo de crescimento do setor é o alto índice de formalização, com forte apelo do governo e da imprensa, e isso se tornou nítido durante a pandemia, pois ainda havia muitos profissionais atuando de maneira informal.

Bom, e não é à toa que você está aqui, pois mesmo com aspectos referentes à formalização e capacitação profissional, ainda existem arestas a serem ajustadas para otimizar ainda mais a sua atuação…

E um dos pontos de suma importância é o cálculo da margem de lucro.

Portanto, se essa vem sendo uma dificuldade no seu dia a dia, é hora de entender como calculá-la e com quem contar para ter um financeiro cada vez mais impecável e longe de problemas.

Margem de lucro: Como calcular?

A precificação de serviços feita de forma eficiente é o que garante uma margem de lucro justa, de modo que você consiga planejar as suas atividades, mês a mês.

Você bem sabe que os seus lucros são reflexo das suas vendas, subtraindo todos os seus custos e é extremamente importante você ter plena consciência a respeito de quais são esses custos.

Podemos dar alguns exemplos:

  • Equipamentos.
  • Insumos.
  • Aluguel.
  • Contas de água, luz, telefone e internet.
  • Salário de funcionários.
  • Tributos e impostos.
  • Transporte para atendimento aos clientes.

Então, como calcular a margem de lucro?

Margem de lucro = (lucro / receitas) x 100.

Vale a pena ressaltar que margem de lucro não é sinônimo de lucro e ela se diferencia pelo simples fato de servir como uma “temperatura” que mede a porcentagem do seu lucro.

Logo, o cálculo da margem de lucro, que mostramos acima, resulta, exatamente, em um número percentual.

Compartilhar

Deixe o seu comentário