Logo
Blog

Como Garantir O Crescimento Empresarial Do Meu Negócio?

Reunimos informações essenciais para que sua empresa cresça de forma sustentável

Crescimento empresarial também é seu objetivo? Então preste muita atenção às dicas que trouxemos neste artigo!

Crescimento empresarial é o objetivo da maioria dos gestores, mas será que aumento nos seus números sempre vai indicar desenvolvimento do seu negócio?

Será também que todo crescimento será benéfico para sua empresa?

Talvez essas perguntas possam ter gerado um pouco de confusão, mas, no decorrer da nossa conversa, você vai entender que nem sempre um aumento no seu faturamento ou nos resultados da sua empresa será algo positivo.

É estranho, no entanto, é verdade. Continue conosco e saiba o que isso significa.

O que é um crescimento empresarial sustentável?

Para que a gente possa entender com mais clareza, vamos primeiro definir o que é sustentabilidade.

De acordo com o dicionário Priberam, um dos significados de sustentabilidade é:

  1. Modelo de sistema que tem condições para se manter ou conservar.

Então, podemos compreender que um crescimento empresarial sustentável seria aquele que permite que o seu negócio continue gerando prosperidade e se desenvolvendo.

Isso é importante quando percebemos que os recursos existentes em nossa sociedade são limitados.

Até a demanda dos seus clientes pelos seus serviços pode reduzir, caso surjam um fornecedor que apresente item ou serviço mais atrativo do que o seu.

Dessa maneira, se o crescimento empresarial já é algo difícil, fazer isso de forma sustentável pode ser um feito “heroico”!

Mas queremos te dizer que, sim, isso é possível e você não precisa ser nenhum Hércules, nem ter que domar nenhum Touro de Creta para alcançar esse objetivo…

Aliás, o único touro que precisará ser domado será o controle de sua empresa, e isso já vamos te explicar. Antes, você vai entender os desafios que seu negócio pode enfrentar para crescer.

Quais as principais dificuldades para que minha empresa cresça da maneira correta?

Primeiramente, o crescimento do seu negócio, muitas vezes, pode depender do aumento nas suas receitas, concorda?

Nesse sentido, adotar estratégias que permitam conquistar mais clientes e aumentar o consumo dos atuais pode ser um grande desafio.

Também, caso seja um desejo seu primeiro ter o recurso para expandir o negócio para, posteriormente, aumentar a clientela, atrair investidores ou contratar financiamento pode ser outra grande barreira à sua empresa.

Mas aqui também estamos falando de crescimento sustentável, aquele que vai garantir que você mantenha ou amplie as suas conquistas.

Esse tipo de crescimento pode ser ainda mais difícil…

Principalmente quando você aumenta seu faturamento através de promoções feitas sem conhecer os custos dos seus serviços.

Nesse caso, mesmo que as suas receitas tenham crescido, dando uma sensação de crescimento empresarial, ao subtrairmos os custos, o lucro obtido poderá ter sido inferior àquele que você teria se não tivesse realizado a ação.

Além disso, quando você cresce sem realizar as adequadas adaptações internas, poderá não atender à nova demanda surgida, provocando insatisfação em seus clientes e fazendo com que sua empresa retorne a uma posição inferior à que estava antes.

Quando você cresce sem foco, tanto nos seus serviços ou clientela, poderá fazer com que sua empresa perca a identidade e isso também poderá ter impactos negativos no futuro.

Existe uma solução para que eu promova crescimento sustentável em meu negócio?

A boa notícia é: sim, existe como realizar o crescimento empresarial da forma correta, porém, isso só será possível com uma gestão estratégica efetiva.

Isso quer dizer que você precisa conhecer os seus números, buscar alternativas que reduzam seus custos.

Também é importante ter uma estratégia de marketing definida, para que seu empreendimento seja conhecido da maneira correta.

Ademais, um controle financeiro e patrimonial adequado é essencial.

E quer saber como isso é possível? Com o suporte de uma contabilidade consultiva que estará sempre a sua disposição, com informações precisas e atualizadas.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores. Será uma satisfação lhe atender.

Compartilhar

Deixe o seu comentário