Logo
Blog

Entenda a Importância do Capital de Giro

O capital de giro é a parte do investimento que move o negócio, sendo a diferença entre os recursos disponíveis com o total das despesas a pagar.

A dificuldade em gerenciar o capital de giro na maioria das empresas, é o padrão a ser utilizado. Cada administração deve avaliar qual o capital de giro adequado para seu empreendimento.

A fórmula para o cálculo do capital de giro líquido é :

CGL (capital de giro líquido) = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).

Ativo circulante representa caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber, entre outras contas.
Passivo circulante representa fornecedores, contas a pagar, empréstimos, entre outras contas.

Se os ativos circulantes são maiores que os passivos circulantes, o capital de giro líquido da empresa, esta positivo, caso seja ao contrário, os passivos circulantes, sejam maiores que os ativos circulantes, a empresa têm o capital de giro líquido negativo.

Quanto maior os ativos circulantes forem, em comparação aos passivos circulantes, a probabilidade da empresa conseguir cumprir com as suas obrigações financeiras são grandes.

Para reserva do capital de giro, deve se levar em conta qual o percentual de segurança necessário.

Na maioria dos empreendimentos, o capital de giro representa de 50% a 60% dos ativos.

O capital de giro, não é uma reserva apenas para o início do empreendimento, mas sim, deverá ser calculado e analisado periodicamente, em toda a existência da empresa.

No início do empreendimento, na maioria das empresas, o capital de giro é a reserva, na qual custeia os pagamentos, enquanto a empresa não gera receita.

Quando a empresa já está em atividade e gerando receita, existem imprevistos no qual o capital de giro, poderá ser o recurso para suprir as necessidades financeiras e conseguir retomar as atividades normais.

Com o capital de giro adequado, poderá a empresa manter o estoque necessário para atendimento ao cliente, realizar vendas a prazo sem comprometer o financeiro da empresa, pagar suas despesas dentro do prazo, sem gerar despesas financeiras e gerando credibilidade com terceiros.

O empreendedor deverá estar assessorado, por um profissional com expertise e experiência na área, para que o seu empreendimento tenha sucesso.

Fonte: contabeis.com.br

Compartilhar

Deixe o seu comentário