Logo
Blog

Guia Para Acertar na Formação De Preços

Guia para acertar na formação de preços da sua empresa!

Saiba todos os fatores que você precisa considerar na formação de preços dos serviços que você oferece.

A precificação é um desafio que todo empresário enfrenta, afinal, é preciso equilibrar preço competitivo com preço lucrativo, de forma que o seu negócio se mantenha em constante crescimento.

Dessa forma, compreender o processo de formação de preços é essencial para que você saiba como proceder para precificar de forma adequada.

Sabendo disso, preparamos este conteúdo para falar sobre esse assunto, apresentando um guia que te auxiliará a acertar na formação de preços da sua empresa!

Formação de preços – como funciona?

A formação de preços precisa ser capaz de promover um equilíbrio entre os custos que seu negócio possui para operar, competitividade com os concorrentes e geração de lucros.

Para isso, é preciso considerar alguns fatores cruciais que serão os responsáveis por definir qual a precificação adequada para a sua empresa.

Sendo assim, vamos apresentar a seguir quais são esses fatores para que você tenha êxito na formação de preços dos seus produtos/serviços.

Custos do negócio

O primeiro fator diz respeito aos custos que o seu negócio tem para funcionar, diretos e indiretos, fixos e variáveis.

Por isso, é preciso realizar um levantamento completo de quais são esses custos, de forma que você tenha conhecimento sobre qual a média total de custos que precisam ser arcados mensalmente.

Alguns exemplos comuns de custos existentes em um negócio são:

  • Água;
  • Luz;
  • Aluguel;
  • Insumos para a prestação de serviços;
  • Colaboradores;
  • Impostos; entre outros.

Estudo do mercado

Como mencionamos, é preciso que o seu preço seja competitivo com o da concorrência e, para isso, um estudo do mercado é muito importante.

Dessa forma, você consegue identificar qual a média de preços dos concorrentes, de forma que o seu preço não fique nem muito acima e nem muito abaixo da média.

Portanto, mapeie a sua concorrência e analise os preços que o seu público-alvo está disposto a pagar pelos serviços que você oferece.

Ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio é o termo utilizado para se referir ao mínimo que um negócio precisa faturar para arcar com os custos que foram levantados anteriormente.

Ou seja, consiste no mínimo para que o caixa da sua empresa não feche no vermelho.

Margem de lucro

A margem de lucro é fundamental justamente por se tratar da lucratividade que a sua empresa irá obter por meio do preço cobrado por cada produto/serviço.

Dessa forma, calcular a margem de lucro é fundamental para garantir que a formação de preços gere bons resultados para o seu negócio.

A formação de preços adequada demanda considerar minuciosamente os números do seu negócio, por isso, ter o suporte de especialistas é de extrema importância.

Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.

Compartilhar

Deixe o seu comentário