Logo
Blog

Mensurar Resultados: Tudo O Que Você Precisa Saber

Entenda o porquê de ser tão importante mensurar resultado em sua empresa e como fazê-lo de maneira simples

Mensurar resultado deve estar na estratégia de qualquer empresa. No artigo de hoje, nós vamos explicar o motivo e por que você deve começar a fazer isso agora no seu negócio, caso ainda não o faça.

Mensurar resultados é uma das ações mais importantes na estratégia do seu negócio, mesmo que você ainda não tenha uma definida.

É através dele que você entende se as decisões tomadas pela sua gestão estão de acordo com as suas expectativas, permitindo melhorá-las ou alinhá-las com as necessidades de seu empreendimento, e isso vale, inclusive, para você que é prestador de serviços.

Muitos gestores realizam a mensuração de resultados de forma inconsciente, o que já é benéfico, porém, quando é realizada de forma estruturada, traz muito mais vantagens à sua empresa.

E foi para ajudar você nesse aspecto que preparamos este artigo.

Então continue conosco e faça uma ótima leitura!

O que é mensuração de resultados

Podemos entender como mensuração de resultados as ações realizadas por qualquer empresa para entender como as decisões tomadas refletiram no dia a dia do negócio.

Ela pode ser usada em diferentes áreas do seu negócio, mas quando é feita de forma estruturada e tendo como base o patrimônio, permite que você encontre caminhos que permitam melhorar sua lucratividade e rentabilidade.

Como mensurar resultados da forma correta

Embora muitos gestores não tenham definido e documentado o conjunto de estratégias que serão usadas para desenvolver seu patrimônio, tampouco metas claras e ações que facilitem a chegada até elas, essa prática permite que a mensuração de resultado seja feita com mais eficiência.

Isso porque, ao mensurar resultados, é muito mais fácil entender se eles foram ou não positivos quando se tem critérios pré-estabelecidos.

Portanto, fazer um planejamento estratégico antes de entender se os resultados da sua empresas estão, de fato, bons é importante inicialmente a fim de buscar respostas para questões como:

  • Qual o faturamento que desejo alcançar no curto, médio e longo prazo?
  • Qual a quantidade de clientes que desejo ter em minha carteira?
  • Qual a região e público-alvo que minha empresa atenderá no curto, médio e longo prazo?

Lembrando que essas são apenas algumas das perguntas que o planejamento estratégico te ajuda a responder. De forma geral, ele te ajuda a entender a situação atual da sua empresa, onde você deseja chegar e o que fazer para alcançar os seus objetivos, por isso mensurar resultados é importante, para entender se o seu negócio está na rota certa e o que fazer para corrigir os rumos do seu empreendimento.

Então, a forma correta de acompanhar seus resultados é contar com um planejamento financeiro e definir quais os índices e relatórios você dará mais atenção, isso evita que você se perca na infinidade de números que podem ser gerados em seu negócio.

Isso porque existem várias formas e relatórios que podem ser usados para mensurar resultados em sua empresa, desde relatórios de faturamentos, demonstrativos de fluxo de caixa, relatórios de custos dos serviços prestados, Demonstração do Resultado do Exercício, Balancetes de Verificação…

Mas lembramos que essa seria a situação ideal, mesmo que você ainda não tenha um planejamento estratégico definido, é essencial entender o seu faturamento mensal, saber os custos e despesas ocorridos em um determinado período, o retorno dos investimentos feitos por sua empresa, compreender as oscilações na compras de seus clientes, principalmente aqueles que representam um percentual maior do faturamento do seu negócio.

Caso necessite de auxílio para mensurar e analisar os resultados de sua empresa, entre em contato com a Corporate Consultoria Contábil. Nossa equipe de contadores especialistas estará pronta para lhe atender.

Compartilhar

Deixe o seu comentário