Logo
Blog

Regime Tributário: Saiba Escolher O Certo

Prestador de serviços: saiba como escolher o regime tributário ideal

Uma das grandes preocupações de empresários como você é com relação ao peso da carga tributária que suas empresas precisam suportar, e com razão, o Brasil é um dos países que mais cobram impostos no mundo. Preparamos esse artigo para que você entenda melhor sobre o assunto.

Além de contarmos com um sistema tributário bastante complexo, nosso conjunto de leis que tratam sobre o tema muda muito e é bastante extenso, o que pode tornar difícil e, ao mesmo tempo, importante escolher de maneira adequada o melhor regime tributário para o seu negócio.

Se isso é necessário em grandes empresas, para você que é pequeno prestador de serviços se torna  essencial, principalmente quando você não quer ver boa parte dos seus lucros ser usada no pagamento de impostos.

Foi pensando em te ajudar nessa tarefa que preparamos este artigo.

Dessa forma, continue conosco e ótima leitura!

O que é regime tributário

Regime tributário, de forma resumida, trata-se do agrupamento de leis que serão usadas para direcionar o recolhimento de impostos em sua empresa.

Os mais comuns que empresas costumam se enquadrar são:

Simples Nacional: permite que negócios de determinadas atividades e que faturaram até R$ 4,8 milhões no ano-calendário anterior apurem seus tributos de maneira facilitada e, na maioria dos casos, ele também proporciona uma menor carga tributária.

No entanto, existem várias situações que a lei veda a apuração de tributos através desse regime, sendo importante conhecimento profundo da Lei 123/2006 para identificar a possibilidade de sua empresa prestadora de serviços se enquadrar – ou não – nesse regime tributário.

Lucro Presumido: nesse regime tributário, o IRPJ e a CSLL são apurados tendo como referência o lucro que se presume que a empresa terá em um determinado período.

Dessa forma, o governo estabelece percentuais que devem incidir sobre o faturamento para que se encontrem as bases de cálculos sobre as quais serão aplicadas as alíquotas dos impostos (para o IRPJ é de 15% e, para a CSLL, 9%).

Nele, sua empresa também deverá recolher PIS e COFINS sobre o faturamento, cujas alíquotas são, respectivamente, 0,65% e 3,0%.

Lucro Real: estão obrigadas a apurar impostos pelo lucro real empresas que possuem faturamento maior do que R$ 78 milhões e que desenvolvam determinadas atividades, como instituições bancárias.

Nele, o IRPJ e a CSLL são calculados com base no lucro que a empresa realmente apurou no período, por conta disso, é essencial estar sempre com a contabilidade em dia.

É um regime tributário muito complexo, que demanda profundo conhecimento da legislação pelo contador ao apurar seus impostos. As alíquotas para PIS e COFINS são de, respectivamente, 1,65% e 7,6%, embora sejam maiores do que no lucro presumido, empresas optantes pelo lucro real podem se creditar dos respectivos percentuais na compra de insumos.

Como escolher o regime tributário mais adequado à sua pequena empresa de prestação de serviços

Escolher entre uma dessas três formas de recolher impostos em sua empresa deve ser uma decisão tomada com cautela, já que isso irá repercutir diretamente no financeiro do seu negócio e na burocracia que deverá atender.

Dessa forma, para que você faça a opção da maneira correta, fazer um planejamento tributário é essencial, pois através dele busca-se analisar qual regime representa menores gastos com impostos em sua empresa.

Entenda o que uma contabilidade especializada no seu segmento pode fazer por você

Nós, da Corporate Consultoria Contábil, podemos te ajudar na escolha do regime tributário ideal para o seu negócio.

Somos uma contabilidade especializada e te convidamos a conversarmos sobre como nossa parceria irá contribuir para o desenvolvimento da sua empresa.

Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Compartilhar

Deixe o seu comentário