Logo
Blog

Cálculo De Custos: Como Fazer De Forma Efetiva Em Sua Empresa

Por menor que seja a sua empresa, é necessário que você tenha uma plena organização e controle do seu negócio como um todo, pois somente assim você tem condições de enxergar os gargalos e buscar alternativas para otimizar os processos.

Não há como negar que a atual crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus afetou a grande maioria das empresas do mundo inteiro, mas também é importante ressaltar que os gestores que já realizavam uma gestão preventiva, com pensamento a longo prazo e ações que proporcionam a saúde financeira de seus negócios, certamente conseguiram atravessar o momento com uma maior tranquilidade.

Quando falamos de organização e controle, tudo precisa estar bem definido em um planejamento estratégico capaz de definir todos os processos da empresa de uma forma simples e objetiva, e um dos recursos que precisam de um gerenciamento efetivo é o que está relacionado aos seus custos.

Afinal, você sabe realizar o cálculo de custos da sua empresa?

Caso isso seja algo que vem gerando dor de cabeça para você, é hora de entender como funciona e, inclusive, saber como encontrar o recurso ideal para te auxiliar com essas demandas.

Sendo assim, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

 

COMO REALIZAR O CÁLCULO DE CUSTOS DA SUA EMPRESA

Independente da finalidade da sua empresa, precisamos te fazer uma pergunta:

Você conhece todos os custos do seu negócio?

Pode parecer mentira, mas é bastante comum encontrarmos gestores que simplesmente não conhecem com maiores detalhes quais os custos relacionados às suas empresas e, com isso, acabam perdendo o controle do financeiro.

Então, antes mesmo de partir para o cálculo de custos, precisamos te dizer que os custos fazem parte dos valores que são gastos para que você produza um determinado produto ou serviço, e também para que você adquira tal produto.

Por exemplo, se você tem uma prestadora de serviços, é necessário conhecer todos os seus custos para determinar o valor dos seus serviços.

 

Podemos citar exemplos de custos, como:

  • Aluguel;
  • Telefonia;
  • Internet;
  • Luz;
  • Aquisição de insumos;
  • Folha de pagamento;
  • Manutenção de equipamentos.

Observe que sequer falamos das modalidades de custos, que podem ser:

  • Diretos;
  • Indiretos;
  • Fixos;
  • Variáveis.

Contudo, como a nossa promessa é de te mostrar como realizar o cálculo de custos de forma efetiva em sua empresa, mostraremos uma fórmula bastante simples, porém efetiva, logo abaixo:

Custos Diretos + Custos Indiretos + Custos Fixos + Custos Variáveis = Custo Total

Sim, é absolutamente simples calcular os custos da sua empresa, mas é extremamente necessário conhecê-los e catalogá-los, não somente para que você tenha um maior controle, mas também para que a sua precificação seja assertiva.

Precisa de ajuda para calcular os custos de sua empresa? Entre em contato com a gente e agende uma reunião.

Compartilhar

Deixe o seu comentário