Logo
Blog

Aprenda a Identificar Golpes que Utilizam o Nome da Receita Federal

Nos últimos anos, o número de golpes envolvendo a Receita Federal estão aumentando no país.

Para enganar as vítimas, golpistas enviam e-mails, links falsos em redes sociais e até correspondências.

Entre os golpes aplicados estão a suposta intimação de malha fina do Imposto de Renda, lote residual de restituição, necessidade de regularização de dados cadastrais, pagamento de tributos inexistentes e cobrança para liberação de mercadorias.

Para dar aparência de legitimidade à farsa, são encaminhadas à vítima mensagens com informações de contatos falsos de fiscais da Receita Federal.

Caso sofra essa tentativa de fraude, o cidadão deve procurar a Delegacia de Polícia Civil Especializada para fazer denúncia.

 

GOLPES EM NOME DA RECEITA FEDERAL

De acordo com o fisco, a população deve ficar atenta e observar as seguintes recomendações para não cair nos golpes de criminosos:

– A Receita Federal nunca liga ou manda mensagens cobrando pagamentos para liberar mercadorias;

– O pagamento de tributos federais sempre é feito por meio do DARF, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais – e nunca por depósito ou transferência em conta;

– Caso exista alguma encomenda por via postal, os Correios são responsáveis pelos procedimentos;

– Caso a encomenda venha por Remessa Expressa (Courrier), deve ser por meio de uma das empresas habilitadas pela Receita (confira a lista completa);

– Para fins de consulta de pendências, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: receita.economia.gov.br.

– Informações podem ser alteradas por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

– Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal (http://receita.economia.gov.br/contato).

Fonte: contabeis.com.br

Compartilhar

Deixe o seu comentário