Logo
Blog

Como abrir uma empresa?

A formalização e o registro da empresa geram oportunidades e ganhos para o negócio. Além disso, seu empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo.

Vantagens

Segurança

Fechar parcerias

Acesso à linhas de crédito – Conheça as linhas de crédito disponíveis. Clique aqui.

Exportar e receber subsídios do governo

É mais segurança para os investimentos feitos na empreitada, que viverá em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo: as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder público, ficando limitada a possibilidade de crescimento e de divulgação do seu negócio.

A legalização de empresas depende da legislação de cada estado. Neste post, você encontrará informações que são comuns às leis das unidades federativas.

Guia prático para o registro de empresas

Os procedimentos são distintos se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma Microempresa.


Para uma micro empresa exercer suas atividades no Brasil é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social.


Para se registrar como Microempreendedor Individual, o processo é todo feito eletronicamente, via internet. Aprenda os caminhos e dicas para tornar esse momento empresarial menos complicado.

Nome empresarial

Todo empreendedor, ao formalizar o negócio, tem que indicar o nome empresarial, que pode ser de duas espécies.


Quando o nome é utilizado pelo empresário individual, pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria, e em comandita simples. Em caráter opcional, pode ser utilizado pelas sociedades limitadas.


Quando o nome é utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e, em caráter opcional, pelas sociedades limitadas

Compartilhar

Deixe o seu comentário