Logo
Blog

DRE – Demonstração Do Resultado Do Exercício: Qual A Importância?

Saiba como a demonstração do resultado do exercício pode auxiliar no controle financeiro da sua empresa.

Entenda a importância da DRE na otimização do departamento financeiro do seu negócio

É notório que após um ano turbulento e conturbado como o que passou, a ideia agora é propor medidas que sirvam para otimizar os seus recursos, para que você tenha um 2021 bem distante de problemas e sempre mais alinhado a soluções inteligentes e que façam a diferença na sua gestão;

Sendo assim, hoje falaremos sobre a importância da demonstração do resultado do exercício – a famosa DRE – para te auxiliar a ter um controle financeiro cada vez mais efetivo.

Como sabemos que esse é um assunto do seu interesse, fica o convite para seguir com a sua leitura e entender, definitivamente, como a demonstração do resultado do exercício pode ser fundamental nas estratégias financeiras da sua empresa.

Sendo assim, vamos em frente!

O que é a demonstração do resultado do exercício e qual a sua importância?

Dentre os mais variados termos e recursos contábeis, um deles é a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), que é um recurso que fornece a você um resumo de todas as operações financeiras em apenas um demonstrativo/documento.

Você mesmo pode definir a periodicidade de apuração das suas finanças, mas como estamos vivenciando mais um início de ano, é fundamental você ter em mãos um relatório financeiro do ano anterior, justamente para ter uma noção exata da realidade atual do seu negócio e, com isso, tenha totais condições de realizar um planejamento financeiro assertivo.

É através desse documento que você tem um total panorama relacionado à saúde financeira da sua empresa, então é fácil de entender que estamos falando sobre um recurso de alta relevância e importância para uma boa gestão da sua empresa.

Em termos práticos, a demonstração do resultado do exercício te mostra com clareza dados referentes a:

  • Despesas que foram pagas;
  • Receitas que foram recebidas.

Assim, após a conferência, você tem em mãos o resultado líquido em determinado período.

Quais os maiores desafios para o gestor?

A demonstração do resultado do exercício é um excelente recurso que está aí, disponível para todos, mas o grande problema é que muitos gestores não buscam medir o desempenho financeiro de suas empresas e, com isso, expõem os seus negócios de forma desnecessária.

Acredite, existem diversos gestores que sequer utilizam planilhas ou qualquer tipo de sistema que sirva de apoio para a gestão, e o nosso conselho é que você passe longe desse modelo.

Conte com a Corporate Consultoria Contábil!

Nós podemos ajudar você e a sua empresa a alcançar resultados inimagináveis através de um serviço contábil de qualidade e acompanhamento de profissionais qualificados, com mais de 20 anos de experiência.
Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Compartilhar

Deixe o seu comentário